Brasileiros no Irã

Em cidades como Londres, Nova York e Paris encontrar brasileiros não é difícil, mas no Irã eu realmente não esperava. Eis que visitando a Tumba do Imperador Persa Ciro “o Grande (559 – 530 A.C.)”, em Pasárgada, ouço alguns conterrâneos. Entre eles estava o jovem Hussein Tarabain que conta que veio ao Irã a convite de uma lenda do Tae Kwon Do no país, Hadi Saei, iraniano bi-campeão olímpico e 3 vezes campeão mundial.
Hussein Tarabain é paranaense de Foz do Iguaçu, 17 anos, é o atual vice-campeão pan-americano sub-18 de “Tae Kwon Do”, em 2007, em Daytona Beach, nos Estados Unidos, na categoria que vai de 64 a 68 kg. Tae Kwon Do – que significa caminho dos pés e da mente – é um esporte de origem coreana que ganhou muitos adeptos no Brasil nos anos 80 graças ao Mestre You Ming Kim que dizia que “o ‘Tae Kwon Do’ ensina as pessoas a ter autocontrole”.

 

Quando perguntado sobre o que esta achando do país, diz: “Apesar de grandes diferenças na cultura, há muitas coisas legais a conhecer no Irã e os iranianos são muito hospitaleiros”, mas confessa “não largaria o Brasil por nada”.

 

leia mais aqui

Leave a Reply